CAPITALISMO DE STAKEHOLDERS

 

 

 

Não faz muito tempo, das empresas era esperado que pagassem condignamente seus funcionários, recolhessem os tributos de forma correta, oferecendo bens e serviços de qualidade a um preço justo, tudo isso gerando lucro para proprietários e acionistas. Essas premissas continuam válidas, mas já não são suficientes.

 

 

A digitalização da sociedade provoca no mundo corporativo a maior revolução desde o advento do capitalismo. Estas transformações, além de processadas com velocidade estonteante, são múltiplas e se manifestam em várias áreas, inclusive, no próprio papel que se espera das empresas. Hoje, delas é exigido atuação em linha com todos os stakeholders, ou seja, o conjunto de pessoas e organizações que de alguma forma é ou será impactado pela atuação da companhia, estejam distantes ou próximas.

 

 

Estes novas obrigações corporativas foram condensadas na sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate), sinalizando que a companhia deve se preocupar:

 

 

1. com a repercussão da sua atividade no meio ambiente;

2. manifestar genuína preocupação social, deixando um legado à sociedade;

3. adotar uma governança ética, através de um ambiente de trabalho transparente, inclusivo e equitativo.

 

 

Longe de opcional, o cumprimento destas exigências é incontornável para a própria sobrevivência dos negócios, com os negligentes correndo o risco de perderem o bonde da história, ficando para trás. Fique claro que esta imposição vem tanto dos consumidores, como de investidores. Portanto, não se trata de questão passageira ou mera perfumaria, mas de algo que veio para ficar, balizando as expectativas de comportamentos de todas as marcas. 

 

A adoção dos princípios ESG, além de eticamente responsável, tem impactos profundos nos negócios e resultados das empresas. A construção de uma cultura ESG pelas corporações demanda tempo, critério e perseverança. Nós da ON THE TRACK FILMES podemos ajudar a sua companhia nesta trajetória.

 

Somos uma produtora especializada em documentários. A oferta de bens culturais, ainda mais na modalidade audiovisual (meio de cultura mais consumido) é um legado e tanto a população, um atestado do comprometimento social da empresa. Além de dar efetividade aos postulados ESG, produtos audiovisuais são potentes instrumentos de marketing, ajudando a construir ou reforçar a identidade e os propósitos da marca junto ao seu público-alvo.